sábado, outubro 22, 2005

Uma certa mudança por aqui...


   Primeiramente: os textos que eu disse abaixo demorarão um pouco, ou então nunca sairão aqui. Esta é uma das mudanças =P.
   Dei um golpe de Estado no meu próprio Blog.
   Isso que dá ver xXx 2.
....
   Mas, voltemos às mudanças. Na verdade, elas se baseiam neste blog deixar um pouco de ser apenas Teologia. De onde eu tirei isso?
   Estava pensando hoje de tarde sobre fazer um blog narrativo-fictício, sobre a vida de um jovem que morasse perto da UFSC e que seus pais morassem em Governador Celso Ramos (uma cidade aqui perto... Sendo que o "perto"significa uma hora e meia, em média), e que estudasse Física Na UFSC (tinha que fazer ele com bom gostos), que morasse sozinho, fosse meio recluso... Meio como eu. Mas depois eu pensei "ué, mas se eu fizer isso, não pode criar algo meio estranho, como gastar muito tempo meu com isto, ou então alguma crise de identidade, que me fizesse pegar o buzão de Celso Ramos algum dia?". Logo depois veio um outro pensamento: e porque não fazer isso com minha vida? Porque não fazer textos em primeira pessoa sobre minha vida e não só teologia? Pensando nisto, aqui começa a revolução. Até pensei em exilar os antigos textos representantes do meu passado no TROTLP, mas depois achei que eles deviam repousar aqui memo, como uma marca pré-revolucionária...
   Porém amados, entendam: isso não significa que este blog deixou de ser cristão e vai virar um diário semanal (vai entender..). Significa que os textos não serão mais simples dissertações. Quero passar para o estilo de textos sobre meu cotidiano, falando sobr o que estou lendo, ouvindo, etc... E que falem do que Deus tem me falado. Quem sabe haverá vez ou outra algum texto meio teológico e dissertativo, como "O Gato, o Fio Elétrico e o Testmunhar", que logo deve sair aqui, se já não saiu e eu nem me liguei, mas um txto sobre o falar de Jesus. Também haverão alguns textos em forma de narrativa, como, pelo menos, alguns com esse personagem, mas não muito. Aliás, a passagem para Celso Ramos é relativamente cara.
   Sendo assim, hoje, dando início a esta revolução, que falar um pouco sobre esta semana. na realidade, quero muito falar, mas amanhã tem ensaio da banda. Sendo assim, vou postar agora (depois de achar uma figura legal pra colocar aqui), atualizar o flog, dar tchau pro Guilherme, comer alguma coisa, e dormir.
   Então, um feliz fim de semana para todos que me lêem, que não serão muitos, mas espero que logo possa fazer mais publicidade deste blog, principalmente depois dessa revolução.
   Ah, vai sem foto mesmo. Hoje estou revolucionário.

quarta-feira, outubro 12, 2005

Costume


   Olá raça que lê este blog não periódico.
   Primeiramente, vou colocar este Texto, Costume, que fala sobre o dom de línguas estranhas no meio de Igreja, porém, logo abaixo (no caso, logo acima), vou colocar algumas outras coisas interessantes que gostaria de falar.
   Ai vai o texto, outro da série "salvos do TROTLP".

***

   Estive pensando, já alguns dias sobre o dom de línguas. Principalmente, porque é um dos dons mais comuns no meio cristão, e um dos que mais se nota. É muito comum vermos pessoas aos nossos lados falando em línguas estranhas, e até mesmo em nossas orações cotidianas é normal nós fazermos uso deste dom. Creio que seja um dos dons mais usados, do que o de profecia, cura, etc… Porém amados, este dom tem, não em si, mas em como agimos, um grande problema: podemos nos acostumar com ele. Este é o meu medo, e o que eu tenho visto que tenho tido em minha vida: nós nos acostumarmos, perdemos o temor perante este dom. eu sei que você pode me dizer "Mas Rogério, entenda: é algo simples. Você não quer comparar o dom de línguas como o de libertação, cura, etc… não?" Sim Amado, temos que comparar. Paulo não minimiza este dom. vejamos em Romanos, quando ele fala de dons: "E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas." (1CO 12:10) O dom de línguas é colocado lado a lado com outros dons, que poderíamos chamar de melhores: a profecia e o dom de discernimento. Se fosse menor, Paulo poderia coloca-lo por último, porém ele está ali no meio. E, se voltarmos alguns versículos, teremos mais constatações disto: vejam o v.7: "Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil." (1CO 12:7) Todo o dom tem uma utilidade: mesmo que nós achemos que o dom de línguas não serve para nada, Paulo fala "O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja" (1CO 14:4). O dom de línguas, como ele também fala neste capítulo, deve ser usado, "Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus." (1CO 14:28) Sim, não é um dom que pode ser usado para a edificação da Igreja, porém deve ser usado para a edificação própria. Não que na igreja seja algo que devemos evitar, porém é algo que serve mais para uso quando está a sós com Cristo do que no meio de um grupo de oração, assim como há algumas orações que eu faço diante de um grupo de irmãos e outras que eu faço diante de Deus sozinho. É como se o dom de línguas fosse "a língua secreta" que você usa para falar com o Senhor. E caso, amado, você ache que é algo sem sentido, que se arrepende de ter tido este dom, até, se lembre da grandiosidade deste dom, que o Senhor tem me falado muito: não é você que fala, mas é o Senhor dominado sua língua e falando através dela. Você não ouve ao Espírito Santo? Ouça sua oração em línguas, e verá ele falando através de si. o dom de línguas também ajuda porque quando oramos, nós estamos totalmente dedicados a Deus, totalmente ligados a Ele, ele fala por nós. É como que, também, um "curso preparatório" para quando queremos que Deus fale através de nós.
   Amados, não quero colocar o dom de línguas acima de todos, endeusa-lo, assim como seus possuidores. Só quero dizer uma coisa: se você ora em línguas, então tenha temos na próxima vez que se ajoelhar para orar em línguas, tenha temor, pois é Deus falando através de você. Para finalizar, e escrevo isto depois ter concluído o texto, mais como uma nota, em Marcos 16:17, temos: "E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas".
   Além de tudo, este dom é um sinal.